Ovos no café da manhã garantem maior saciedade

Uma pesquisa, publicada no jornal Daily Mail, e realizade pela Louisiana State University, que acompanhou 20 pessoas saudáveis e seus hábitos alimentares durante o café da manhã, apresentou um resultado surpreendente. O estudo concluiu que pessoas que consomem ovos mexidos no início do dia sentem menos fome na hora do almoço do que aquelas que ingerem cereais no mesmo período.

 
Os pesquisadores afirmaram que o efeito de um ovo prolonga a sensação de saciedade mais que qualquer outro alimento ingerido.
 
O estudo reuniu as 20 pessoas que se alimentaram de dois ovos mexidos ou uma tigela de cereal diariamente por uma semana, as quantidades das refeições eram semelhantes e possuíam o mesmo valor calórico, conforme o Congresso Europeu sobre Obesidade. As porções ainda tinham quantidades de proteínas, gordura e carboidratos iguais.
 
Os participantes da pesquisa foram questionados sobre a intensidade de sua fome na hora do almoço e foram liberados para se alimentar em um Buffet com variedades, a quantidade que cada um consumiu foi monitorada e após esse fase foi realizado um exame de sangue.
 
Os resultados apresentaram que as pessoas que consumiram os ovos no café da manhã comeram menos no Buffet e os exames de sangue também mostraram alteração nos níveis de hormônio do apetite (grelina). A sensação de saciedade foi atribuída ao alto nível de proteína que o ovo contém, fazendo os cientistas concluírem que a qualidade de proteína faz a diferença, afinal, o cereal consumido pelo outro grupo possuía as mesmas quantidades de proteína que os ovos.
 
 
Fonte: Terra