Nutricionistas dão dicas de alimentação saudável no Dia do Nutricionista

 

No dia 31 de agosto é festejado o Dia do Nutricionista, escolhido em comemoração à criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), no ano de 1949. É através da Lei nº 5.276, de 24 de abril de 1967, que a profissão do nutricionista é regulamentada.
 
O nutricionista pode atuar em diversas áreas como nutrição esportiva, nutrição estética, nutrição escolar, segurança alimentar, entre outros, são esses profissionais que ajudam os pacientes na prevenção e tratamento de agravos que podem afetar sua qualidade de vida, como problemas com obesidade, diabetes e hipertensão arterial. O profissional de nutrição exerce uma função educativa essencial, incentivando as práticas saudáveis de alimentação interligadas a exercícios físicos na rotina do paciente.
 
Em Hospitais Federais do Rio de Janeiro, por exemplo, os nutricionistas operam na nutrição clínica e funcional, ou seja, além do atendimento ambulatorial, eles são responsáveis pela assistência clínica e orientação da dieta durante o período de internação e após a alta dos pacientes. Também atuam controlando a qualidade dos alimentos e criando cardápios para os refeitórios hospitalares.
 
Há quem imagine que o nutricionista só exerça sua função quando um paciente apresenta sobrepeso e quer emagrecer, mas esses profissionais também promovem ações de educação em saúde, apresentando palestras à funcionários e pacientes de hospitais.
 
“O profissional nutricionista tem como responsabilidade, em todas as áreas da Nutrição, contribuir para promover, preservar e recuperar a saúde do indivíduo por meio da alimentação. Ter saúde é uma consequência de nossas escolhas, inclusive das alimentares” relata a nutricionista Maria Valéria Fontoura, do Hospital Federal Cardoso Fontes.
 
A presidente da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), Marcia Fidelix afirma: “Em todo o mundo o nutricionista é visto como um agente dos novos tempos ao assumir sua responsabilidade profissional e social diante da fome e da necessidade de se imprimir aos diversos povos, hábitos alimentares mais saudáveis. O que antes parecia tema de revista e livros, hoje ocupa o banco das praças, as salas de aula e redes sociais. Ocupar este espaço de maneira firme é um desafio do presente”
 
Dez dicas para um dia mais saudável
 
Faça de cinco a seis refeições diárias, com intervalos de três horas entre cada refeição;
 
Mastigue bem os alimentos;
 
Mantenha-se hidratado, ingerindo líquidos durante o dia;
 
No café da manhã, inclua alimentos que irão fornecer energia ao organismo e aumentar a disposição para realizar as suas atividades diárias, como frutas, sucos, ovos, aveia;
 
Prefira alimentos cozidos, assados, grelhados ou refogados, a frituras;
 
Opte por óleos saudáveis como o azeite de oliva e óleo de canola;
 
Tenha pequenos lanches saudáveis na bolsa ou mochila (castanhas, nozes, barras de cereais e frutas). Alimentos ricos em fibras dão maior saciedade;
 
Opte por proteínas saudáveis como peixes, frangos, ovos, feijões, diminuindo o consumo de carne vermelha;
 
Consuma frutas, verduras, legumes e grãos, pois são ricos em vitaminas, minerais e fibras;
 
Substitua o sal por ervas aromáticas no tempero dos alimentos.
 
 
Quer estar atualizado nutricionista? Também oferecemos cursos online na área de Nutrição e Alimentação, confiram.