Açúcar, um carboidrato importante para o organismo

O açúcar pode ser encontrado naturalmente em todas as frutas e vegetais – açúcar livre - sendo que seu consumo balanceado e combinado com a prática de exercícios físicos é essencial para manter uma vida saudável e prevenir algumas doenças.
 
A ingestão desse carboidrato deve ser atentada, pois conforme recomendações do Guia Alimentar para População Brasileira, a quantidade ideal é consumir uma porção de alimentos do grupo dos açúcares e doces por dia, ou seja, o equivalente a uma colher de sopa (110kcal). O consumo do açúcar industrializado – ou açúcar simples - não deve passar de 10% da energia total diária.
 
O açúcar industrializado, também chamado de sacarose, está relacionado diretamente com a obesidade e o sobrepeso, além de ter associação com o aparecimento de cáries, se houver consumo exagerado.
 
Existem alguns mitos que englobam o açúcar, explica Lorena Melo, nutricionista do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, por exemplo, que existe um horário recomendado para o consumo do carboidrato, a nutricionista afirma que o açúcar pode ser consumido, desde que de forma moderada, em qualquer horário do dia. Outro mito que se aplica em relação ao açúcar é a afirmação de que o consumo em grandes quantidades causa diabetes, mas apesar de a sacarose aumentar os níveis de glicose no sangue, ela não é a responsável direta pelo diabetes.
 
Segundo comprovações científicas, a ingestão de doces também interfere no humor do indivíduo fazendo com que ele se sinta mais animado. Mas ele também tem efeitos prejudiciais como o aumento de peso, incidência de doenças crônicas não transmissíveis e obesidade.
 
Para os diabéticos é recomendado trocar o açúcar pelo adoçante natural, além da substituição dos alimentos processados por alimentos naturais.