Tremores corporais podem ter várias causas

10/12/2014

Os tremores são movimentos musculares geralmente involuntários e rítmicos que envolvem uma ou mais partes do corpo, sendo mais evidentes nas mãos e nos braços. Os tremores podem ser causados pelo nervosismo - que segundo especialistas é normal - pelo Mal de Parkinson, hipoglicemia, hipotireoidismo, hipertireoidismo, exercício física, entre outros.

O Mal de Parkinson, doença progressiva do Sistema Neurológico, causa principalmente prejuízos para a coordenação motora e pode provocar tremores e dificuldades para caminhar e se movimentar. Essa doença é considerada um dos principais e mais comuns distúrbios nervosos da 3ª idade.

A hipoglicemia causa sudorese excessiva, sensação de desmaio e tremores, devido á liberação de substâncias como a adrenalina, que atua como “alerta” quando o organismo não está bem. Neste caso, a recomendação médica é que a alimentação seja feita em pequenos intervalos, para manter regulares os níveis de glicemia no corpo.

O hipotireoidismo e o hipertireoidismo também podem causar tremores, pois a desregulação da tireoide interfere no funcionamento do organismo, fazendo com ele seja lento ou acelerado, o que leva à tremedeira.

A prática de exercícios físicos também pode provocar tremores musculares, neste caso, o tremor ocorre, pois  o músculo em exercício entra em estado de fadiga (sensação de cansaço, de esgotamento) .  

Em casos em que os tremores interferem na rotina e na vida social do indivíduo, é necessário buscar ajuda médica. Para conhecer outras possíveis causas de tremores, acesse a fonte desta matéria, no link abaixo.

Fonte: Programa Bem Estar