Sucos funcionais. Conheça os vermelhos e os verdes

11/09/2014

Os sucos funcionais auxiliam em questões como pele, cabelo, unhas e podem ajudar no controle da glicose e do colesterol. Ultimamente eles vem ganhando espaço na dieta daqueles que buscam uma alimentação saudável, sua cartela de cores e propriedades nutricionais estão cada vez mais na ponta da língua de seus  adeptos.

O suco verde, feito principalmente com a couve, tem propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes, além de auxiliar na fixação do cálcio nos ossos. Dentre as características nutricionais da couve podemos citar: glicosinolatos e fitoquímicos naturais que funcionam ainda como desintoxicantes e estimulantes para o fortalecimento do sistema imunológico.

Outra cor que tem ganhado espaço nos cardápios nutritivos é o vermelho. Os sucos feitos de framboesa, goji berry, mirtilo, melancia e morango têm propriedades que auxiliam no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células.

As antocianinas que conferem a coloração avermelhada às frutas são ricas em falvonóides, um antioxidante natural. Os benefícios ainda se refletem na pressão arterial, nos rins, no aparelho reprodutor e em várias outras partes e funções do corpo.

Rico em vitaminas A, B, C, zinco, ferro e manganês o suco pode anda ajudar no controle do peso corporal. Mas para que todos os efeitos sejam absorvidos, o consumo deve ser sempre do suco fresco e sem coar.

Para anotar as receitas, clique nas fontes da matéria.

Fonte: G1; Revista Abril; Revista Abril