Saúde bucal: tão importante quanto o bem estar físico e mental

02/10/2014

Muito se estuda e se discute sobre a frequência com que se deve ir ao dentista. Segundo a BBC Brasil, há mais de 40 anos o tema é estudado por especialistas. Uma conclusão científica não foi encontrada, mas a recomendação é que a visita seja feita ao menos a cada 6 meses, tendo em vista a vulnerabilidade de dentes permanentes, que tendem a “atrair” caries mais facilmente.

A frequência regular ao dentista evita problemas como tártaro e cáries, mas só ir ao dentista não é o bastante para manter a saúde bucal. A alimentação, a higiene e até os equipamentos usados pelo dentista podem influenciar no estado bucal.

Ainda de acordo com a mesma fonte, cada indivíduo apresenta suas próprias particularidades. Assim como o cada organismo reage de um jeito, a boca e os dentes também variam nos indivíduos. Alguns têm mais problemas bucais que outros, o que exige uma regularidade maior na cadeira do dentista.

Para saber o que é ideal para você, consulte seu dentista e fique ciente dos possíveis problemas que você possa ter, como bruxismo por exemplo, que exigem visitas mais regulares. Uma conversa e a orientação profissional podem garantir a durabilidade de cada consulta.

Fonte: BBC Brasil