Menopausa precoce: sinais e sintomas

16/12/2014

A menopausa precoce muitas vezes pode anular a capacidade gestacional da mulher, ela pode ocorrer antes dos 40 anos, acarretando a Falência Ovariana Prematura (FOP). Os casos ocorrem com cerca de 1% a 3% das mulheres, sendo que 10% destas sofrem de amenorreia e 1% de infertilidade.

A menopausa pode  ocorrer como consequência de tratamento contra o câncer ou em razão da retirada dos ovários, por exemplo. Nesses casos os sintomas são muito semelhantes, e se resumem aos calores excessivos e suores exacerbados além da lubrificação vaginal bastante diminuída.

Os sintomas nos casos da menopausa precoce são os mesmos da menopausa natural, e da mesma forma aparecem gradualmente. Segundo o Guia do Bebê, da UOL, as causas da menopausa precoce podem ser tanto genéticas, como consequências de patologias como lúpus, diabetes e artrite reumatoide.

As consequências aparecem na deficiência da produção de hormônios reguladores da ovulação e de outras funções ovarianas. O tratamento para a menopausa precoce envolve exames clínicos e físicos e a determinação da causa influencia no tratamento, que consiste na Terapia de Reposição Hormonal (TRH).

 

Para acessar informações completas sobre este tema, acesse o link da fonte da matéria.

 

Fonte: UOL