Medicamentos genéricos e sua eficácia

02/12/2014

Segundo a revista Exame, 46% dos médicos apresenta desconfiança quanto à eficácia de medicamentos genéricos, o que vai a contrapartida do que a população responde. Mais de 80% das pessoas entrevistadas diz confiar na indústria de genéricos.

De acordo com o que disse Regina Parizi, da Faculdade de Saúde Pública da USP, à revista Exame, existe a necessidade de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interferir para que esse quadro seja modificado. segundo ela, o indicado é a criação de uma campanha que informe as pessoas sobre a confiabilidade da indústria de genéricos.

Ainda segundo Parizi, as grandes marcas posicionam-se com “um marketing agressivo” que conseguem produzir um “efeito de desconfiança” com relação ao medicamento genérico.

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) se posiciona a respeito da situação e atribui a falta de confiança à desinformação, e ainda completa que os produtos passíveis de falsificações são os direcionados à estética, como anabolizantes e inibidores de apetite.

Fonte: Revista Exame