Gastrite: atenção e cuidados especiais

27/11/2013

A gastrite é uma inflamação na mucosa do estômago, que pode ter como uma de suas origens, o consumo de alguns tipos de medicamentos, alimentos e o consumo exacerbado de bebida alcoólica, ou até mesmo por uma bactéria, chamada H. Pylori, contraída na ingestão de alimentos. Há ainda o viés emocional, que pode gerar a chamada gastrite nervosa.

Para evitar o agravamento do quadro, a primeira recomendação é que o indivíduo procure um gastroenterologista, assim que os primeiros sintomas, como queimação e dores no estômago, se manifestarem. A realização do exame endoscopia digestiva alta irá identificar a proporção da patologia e a partir daí uma dieta especial e medicamentos adequados podem entrar para a rotina do paciente.

Os alimentos que devem ser evitados, incluem: congelados, gomas de mascar, frutas e alimentos ácidos, como laranja e tomate. Bebidas alcoólicas, café, refrigerantes, leite de vaca (por ser alcalino) e o fumo também são nocivos a quem sofre de gastrite.

Já com relação aos alimentos recomendados podemos citar: couve, gengibre e hortelã que têm propriedades calmantes e anti-inflamatórias. Todas as refeições devem ser combinadas à ingestão de água em abundância nos intervalos, assim como a ingestão de vegetais e frutas cruas nos intervalos das principais refeições. Mas atenção: durante as refeições deve-se evitar o consumo de líquidos. Comer lentamente, fazendo a mastigação de forma adequada também contribui para a melhora.

Fonte: R7