Exercícios físicos e intelectuais que melhoram corpo e mente

06/06/2014

Há algum tempo a prática de exercícios físicos não tinha sua importância tão reconhecida como tem hoje em dia. Os benefícios de uma alimentação saudável, combinada à prática de atividades físicas de forma regular e sem exageros, têm mostrado cada vez mais que manter qualidade de vida até a velhice é uma questão de escolha.

De acordo com o cardiologista Rafael Fraga, que falou ao jornal O Globo, 30 minutos de exercícios, praticados cinco vezes por semana, conseguem melhorar clinicamente agravos como hipertensão, controle de glicemia e colesterol, além de reduzir o estresse e a ansiedade e evitar patologias crônicas e cardiovasculares.

É importante ressaltar que os exercícios não se limitam apenas ao físico do indivíduo, “exercícios mentais” também podem proporcionar um envelhecimento saudável ao cérebro, basta exercitá-lo. Uma forma interessante para que isso ocorra é praticar atividades diferentes das habituais, como aprender um segundo idioma, conforme relata um estudo feito pela Universidade de Edimburgo, na Escócia.

Os benefícios ao aprender e estudar uma segunda língua refletem na melhora da fluência verbal, no ganho de QI, além de contribuírem para a postergação do aparecimento de demências. E mais uma boa notícia: os benefícios aparecem independentemente da idade! A qualquer tempo é possível obter ganhos com o aprendizado do segundo idioma.

Fontes: Jornal O Globo