Plano de Educação do Brasil é exemplo

21/11/2011

Dos países da América Latina, o Brasil se destaca como exemplo avançado de educação infantil. Porém, ainda existem muitos desafios, tanto para o nosso país como para os países vizinhos, como melhorar a qualidade e a oferta educacional para as crianças de 0 a 6 anos.

O Plano Nacional de Educação do Governo traçou metas específicas que já estão sendo discutidas no Congresso Nacional, lançando como prioridade a primeira infância. A intenção é aumentar em 50% a frequência de crianças de 0 a 3 anos e expandir o acesso dos 4 aos 5 anos até 2020.

Segundo a pesquisa da Fundação Carlos Chagas, encomendada pelo Ministério da Educação, aproximadamente metade das creches e 30% das pré-escolas analisadas não estão adequadas para receber alunos, seja pelo mobiliário ou pela qualidade do ensino.

Mesmo assim o Brasil ainda é considerado exemplo a ser seguido, por ter uma política que se preocupa com o direito universal à educação. Atualmente contamos com a aprovação da educação infantil como a primeira etapa da Educação Básica e a recente inclusão da primeira infância nos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica. Além disso, nos preocupamos com a Valorização dos Profissionais da Educação e tomamos Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil.

Se você quer saber mais sobre educação infantil do nosso país confira nosso curso online de Fundamentos para o Trabalho na Educação Infantil realizado em parceria com a Editora Base.

Fonte: Revista Educação
 

Notícias Relacionadas