Estude a distância e o novo conceito em educação

13/01/2012

Alguns pesquisadores afirmam que os primeiros vestígios de ensino a distância são do século XVIII, mas claro, não como a que conhecemos hoje. Naquela época era realizado curso por correspondência principalmente de língua hebraica. Não há um registro exato sobre o surgimento dos cursos a distância e os pesquisadores dividem opiniões sobre o assunto.

A educação a distância é a oportunidade de acesso ao conhecimento por qualquer indivíduo, é a democratização do ensino.

No Brasil, a prática de estudar em casa apareceu em meados dos anos sessenta quando as aulas eram transmitidas por rádio e algum material impresso, e no final dessa mesma década, o Ministério da Educação já contava com 31 estabelecimentos de ensino a distância nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, segundo um levantamento realizado pelo órgão.

Desde que foram regulamentados pelo Ministério da Educação, com a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, a educação a distância tem crescido muito, isso devido ao aumento da informatização e fácil acesso a internet em nosso país. Entre 2004 e 2005 os cursos reconhecidos pelo MEC cresceram aproximadamente 32%.

“As fontes eletrônicas de informação trazem possibilidades quase inesgotáveis para a aprendizagem através da imensa variedade de recursos disponíveis na web” diz Ricardo Izar, deputado autor do Projeto de Lei 2435/11 que visa que a tutoria em educação a distância seja regulamentada.

Com rotinas cada vez mais intensas, muitas pessoas não conseguem realizar uma faculdade presencial, optando por estudar a distância. O mercado de trabalho tem valorizado o aluno que escolhe o EAD, por acreditar que ele seja mais compromissado com os estudos, refletindo também em seu lado profissional.

Segundo o último Censo da Educação Superior divulgado pelo MEC, no final de 2011, a quantidade de matriculados em cursos de graduação pela internet corresponde atualmente a 14,6% do número total de estudantes no ensino superior. Com isso nota-se a necessidade de abranger esse mercado, aliando os baixos custos das mensalidades, a atraente ideia de estudar em casa e a falta de tempo devido ao trabalho.


Pensando nesse novo conceito de educação, o IbacBrasil foi criado com a missão de criar soluções em tecnologias, conteúdos e serviços para a educação a distância na internet. Clique aqui e conheça mais sobre a empresa.

 

Fonte: Brasil Escola, Diário de S.Paulo, Minuto Notícia