Dúvidas sobre os Cursos Online

- Como faço para me inscrever nos cursos do IbacBrasil?

Para se inscrever nos cursos, basta selecionar a área de seu interesse. Lá você encontrará todos os cursos disponíveis e poderá conhecer mais sobre cada um deles. Feito isso, basta clicar no botão “matricule-se”, preencher o formulário com seus dados pessoais, selecionar a forma de pagamento (boleto ou cartão) e finalizar a compra.

- Quais são as formas de pagamento?

O pagamento pode ser efetuado por boleto bancário (somente à vista), ou em até 6 vezes sem juros nos cartões de crédito Visa, MasterCard, Elo ou Diners.

- Como faço para estudar?

Para ter acesso ao conteúdo do curso comprado, acesse a Plataforma Jornada através do site do IbacBrasil, digitando o login e a senha recebidos por e-mail no local indicado na página inicial. Com isso feito você estará dentro da plataforma virtual, pronto(a) para iniciar seus estudos.

- Esqueci minha senha, o que devo fazer?

Acesse a Plataforma Jornada (http://www.plataformajornada.com.br/) e clique no botão “nova senha ou desbloqueio de acesso”.

- Já me inscrevi no curso e efetuei o pagamento , mas ainda não recebi login e senha. Como devo proceder?

Após a confirmação do pagamento, você receberá via e-mail, em até cinco dias, o login e a senha para acessar a Plataforma Jornada, nosso ambiente virtual de estudos. Caso não receba este e-mail após o prazo estipulado, entre em contato através do e-mail fale.conosco@ibacbrasil.com ou preencha o formulário de contato na seção Fale Conosco do site.

- Estudantes também podem realizar os cursos?

Os cursos do IbacBrasil possuem caráter de aprimoramento. Tanto profissionais quanto estudantes podem realizá-los como forma de complementação profissional e/ou acadêmica.

- Posso cancelar ou trocar um curso em que me inscrevi e paguei?

Depois de receber login e a senha não é possível realizar a troca e/ou cancelamento do curso comprado.

- Na hora da inscrição cometi alguns erros com relação aos meus dados. Como faço para corrigir e/ou alterar?

Alguns dados podem ser corrigidos ou atualizados pelo próprio estudante, diretamente na Plataforma Jornada. Nome, CPF ou RG só podem ser alterados pela Secretaria dos Cursos, mediante solicitação por e-mail ou pelo formulário de contato na seção Fale conosco do site.

- Os cursos são presenciais?

Não. Todos os cursos são realizados a distância (EaD), via internet. Assim, seus estudos, avaliações e demais atividades precisam ser executados por meio de um computador. Você tem autonomia para realizá-los de acordo com o seu horário, pois os conteúdos estão disponíveis 24 horas por dia durante os 7 dias da semana.

- Estou tendo dificuldades com relação aos meus estudos. Como devo proceder?

Entre em contato com seu monitor através da Plataforma Jornada. Ele está disponível para tirar qualquer dúvida, seja com relação aos estudos ou sobre como utilizar a plataforma. Você também pode entrar em contato conosco através do chat online, e-mail ou das nossas redes sociais.

- Como faço para receber meu Certificado?

Para que o seu certificado seja enviado com segurança, evitando extravio, é necessário que, após a conclusão do curso, você informe para onde deve ser enviado. O prazo estipulado para o envio é de 1 mês.

- O que preciso para fazer os cursos?

Para estudar no IbacBrasil, você necessitará apenas de um computador com conexão à internet banda larga e caixas de som. Praticamente todos os computadores adquiridos nos últimos 5 anos possuem os requisitos tecnológicos mínimos e necessários para realizar os estudos online através da Plataforma Jornada.

- Os cursos do IbacBrasil são reconhecidos pelo MEC?

Os cursos do IbacBrasil estão incluídos, de acordo com a legislação brasileira, na categoria “Cursos Livres”. Segundo a Lei Nº 9.394/96 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o curso livre integra a Educação Profissional, sendo considerado como uma modalidade de educação não formal, de duração variável e destinada a proporcionar ao estudante conhecimentos que lhe permitam qualificar-se e atualizar-se para o trabalho, sem a exigência de escolaridade anterior.
 

Nossos cursos livres estão classificados sob a perspectiva de Educação Continuada, e por isso não requerem reconhecimento do MEC, que se responsabiliza somente pela autorização de cursos de Graduação e Pós-Graduação.


Além disso, em conformidade com a Lei N° 9.394/96 e Decreto N° 5.154/04, o IbacBrasil está apto a emitir certificados de qualificação profissional.


Caso deseje mais informações sobre a base legal para cursos livres veja: Constituição Federal de 5 de outubro de 1988; Lei Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996; Decreto Nº 5.154 de 23 de julho de 2004; Resolução CNE/CEB Nº 04/1999.